Ir para o conteúdo

Prefeitura de Guapé-MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
21
21 JUL 2021
GABINETE
Projeto “Olhos de Águia” Inovação e Tecnologia na Segurança Pública do Município - Guapé rumo aos 100 Anos...
Projeto “Olhos de Águia”
Inovação e Tecnologia na Segurança Pública do Município
Guapé rumo aos 100 Anos...
A busca dos municípios por tecnologias inteligentes, que colaborem e suportem no quesito de gestão está acelerando a modernização e a inovação em todas as áreas da administração pública
Plataformas para a integração de Secretarias e departamentos, dispositivos móveis e programas de internet são algumas dessas ferramentas já presentes no processo de gestão.
Na tarde de hoje - (21/07), o Prefeito Municipal Nelson Lara recebeu o Sr João Luiz Amorim, Diretor da Empresa Jolam, responsável pela elaboração do projeto “Olho de Águia” – um sistema de videomonitoramento e vigilância colaborativo, cuja finalidade é monitorar o espaço público urbano na 1ª Fase, e as comunidades rurais na 2ª fase.
O projeto idealizado pelo poder executivo e executado em parceria com o poder legislativo, faz parte das iniciativas do “Programa Guapé Rumo aos 100 anos “e está orientado para atender as demandas de Segurança Pública.
O projeto “Olho de Águia” de videomonitoramento e vigilância é um mecanismo de vigilância colaborativo, operado por meio de câmeras instaladas em pontos e locais estratégicos da cidade e conta com a utilização de um aplicativo para celular, disponibilizado para todos os cidadãos, e conectado com os órgãos de Segurança do Município.
Assim, esse sistema torna-se colaborativo, pois, inclui a participação do cidadão como mais um elemento que reforça a segurança e contribui com o trabalho das polícias Civil, Militar e órgãos da Justiça do Município.
De acordo com João Luiz, há uma significativa redução da criminalidade em áreas e municípios que adotaram esse sistema.
Ele afirma que o sistema de videomonitoramento cumpre o caráter preventivo. “Tem a ver com o comportamento humano, que muda quando a pessoa percebe que está sendo filmada. O indivíduo não quer cometer nenhuma ação constrangedora frente às câmeras, muito menos cometer ato ilícito”.
Casos de combate ao tráfico, uso de entorpecentes, prisão de assaltantes, identificação de infração de acidentes de trânsito e até recaptura de foragidos fazem parte dos registros dos sistemas de videomonitoramento, que cria uma “rede de proteção virtual” na área urbana do município.

Nelson Lara complementa que “é essa segurança e conforto que queremos oferecer aos nossos cidadãos.”
Participaram também da reunião os senhores, Vereador Danilo Alvaro da Silva; o Assessor de Projetos Marcelo Teixeira; e o Senhor Erivam Ribeiro, do Departamento de Manutenção Elétrica.
VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria de Gabinete
Seta
Versão do Sistema: 3.1.1 - 05/07/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia