20 JUL 2021
INFRAESTRUTURA E OBRAS
Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza limpeza e conservação em mais pontos da cidade.
Desde o início do ano, a limpeza urbana tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal Infraestrutura. As ações são muitas; da limpeza dos canteiros centrais de avenidas e ruas, cuidados com os terrenos baldios, limpeza dos bueiros, pintura de guias, reparos no asfalto e calçamento, a Prefeitura não mede esforços para manter a cidade limpa.
Hoje a equipe de limpeza urbana esteve no trecho do perímetro urbano da rodovia MG 2040 e realizou a limpeza no acostamento e a retirada do lixo.
Além de manter entrada da cidade limpa, essa ação contribui para a segurança dos veículos que transitam ali e para manter a beleza da paisagem natural daquele espaço.
Para apoiar e contribuir com a manutenção da limpeza na cidade, a Prefeitura Municipal solicita a colaboração dos cidadãos, que podem adotar algumas atitudes para fazer de Guapé uma cidade com mais beleza:
Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões ou eletrodomésticos, em riachos, rio ou encosta. Além de ser crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos no período de chuva.
Não jogue lixo em bueiros ou nas proximidades de bocas de lobo.
Não jogue lixo nas ruas, praças e/ou calçadas. Se não encontrar uma lixeira por perto, guarde o material consigo até encontrar uma.
Atos de vandalismo prejudicam a todos. Destruição de lixeiras públicas, de caçambas de lixo e pichações de monumentos, só agrava o problema.
Se for construir ou reformar, não deixe cargas de areia, brita e outros materiais sobre a calçada. Além de obstruir o caminho dos pedestres, os resíduos podem escorrer para os bueiros em dias de chuva e entupir redes de encanamento.
Esteja atento (a) aos dias e horários do recolhimento de lixo da sua rua, e deposite o lixo no local adequado próximo ao horário do recolhimento, para evitar que os resíduos se espalhem ou que animais rasguem a embalagem.
Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais domésticos, que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos para procurar restos de comida.
Dentro do carro, mantenha uma sacolinha de lixo presa ao câmbio de marcha do automóvel para descartar pequenas coisas.
Sobras de construção ou reformas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Por isso, antes mesmo de começar a obra, é preciso contratar uma empresa credenciada para fazer o recolhimento e transporte de entulhos. Na hora de escolher a empresa, verifique a destinação dos resíduos.
Se presenciar descarte inadequado de lixo, resíduos ou entulho, denuncie junto à Ouvidoria, através do número (35) 3856-1250, ou pelo email ouvidoria@guape.mg.gov.br. O infrator está sujeito a notificação e multa.

Versão do Sistema: 3.1.1 - 05/07/2021