26 JUN 2020
GOVERNO
Novo marco legal do saneamento básico, alimenta esperança de Guapé.

Novo marco legal do saneamento básico, alimenta esperança de Guapé. 🚱🚫❎

O texto aprovado pelo Senado, ontem (24), estimula o ingresso de empresas privadas no setor e a universalização do serviço de saneamento até 2033. Cerca de 35 milhões de cidadãos não têm acesso a água tratada e mais de 100 milhões não são atendidos por coleta de esgoto, esses números levam a outros dados alarmantes, todo ano, segundo a Organização Mundial da Saúde- OMS, são 15 mil mortes e 350 mil internações no Brasil, devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico, situação agravada pela pandemia da covid-19.

O projeto que cria o novo marco de saneamento básico, acaba com a preferência das companhias estaduais na prestação de serviço, determina a realização de licitação entre empresas públicas e privadas, para a escolha da melhor proposta de fornecimento de água e esgoto, de acordo com os planos estipulados pela prefeitura.

A meta a ser atingida, até 31 de dezembro de 2033, é a de que, 99% da população brasileira, receba água potável em casa, e que 90% da população tenha acesso a coleta e tratamento de esgoto. Tais medidas trazem esperança para o nosso município, que desde abril de 2009, vem buscando ações para que a cidade evolua em relação à coleta e tratamento da água e do esgoto.

Nos anos de 2011 e 2012, o então prefeito de Guapé e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas- Alago, Nelson Lara, conseguiu junto a Eletrobras/Furnas e Copasa recursos para a elaboração dos projetos de saneamento ambiental, sendo este o primeiro passo para a execução das obras, para 52 cidades de nossa região. Assim, foram elaborados 29 projetos para o tratamento de esgoto, 10 relativos a destinação adequada de resíduos sólidos e 13 sobre drenagem urbana. Todos os projetos foram encaminhados ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Na ocasião, diversas cidades foram beneficiadas com execução dos projetos, inclusive Guapé, estava entre os municípios que seriam contemplados com a execução da obra. Contudo, a partir de 2013, não foi dado prosseguimento ao projeto.

Com o novo marco de saneamento, a cidade de Guapé, terá oportunidade de firmar parcerias para que o tratamento de esgoto em nosso município se torne uma realidade.

Vale destacar o pronunciamento do senador Rodrigo Pacheco, sobre a importância da votação do marco, depois de 20 anos de discussões: “O marco legal do saneamento, agora, permite a entrada da iniciativa privada para que haja o saneamento básico com eficiência, com universalização e acesso a todos os municípios e a todas as pessoas do Brasil.”

*Imagem: Ilustrativa

#saneamentobásico #saúde #tratamentodeesgoto #guapé