23 MAR 2020
Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento:

Diante da transmissão do Corona Vírus (COVID -19), sabemos da escassez insumos de proteção como máscaras, mas conforme nota técnica 04/2020 da ANVISA (EPI) páginas 28 e 29.

“MÁSCARA CIRÚRGICA:

A máscara deve ser confeccionada de material tecido-não tecido (TNT), possuir no mínimo uma camada interna e uma camada externa e obrigatoriamente um elemento filtrante. A camada externa e o elemento filtrante devem ser resistentes à penetração de fluidos transportados pelo ar (repelência a fluidos). Além disso, deve ser confeccionada de forma a cobrir adequadamente a área do nariz e da boca do usuário, possuir um clipe nasal constituído de material maleável que permita o ajuste adequado do contorno do nariz e das bochechas. E o elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%.

Observação: Máscaras de tecido não são recomendadas, sob qualquer circunstância.

Quem deve usar a máscara cirúrgica?

- Pacientes com sintomas de infecção respiratória (febre, tosse espirros, dificuldade para respirar).

- “Profissionais de saúde e profissionais de apoio que prestarem assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado.”

Portanto Máscaras confeccionadas fora dos padrões da ANVISA não trazem proteção a população.