06/09/2017
Revitalização de Patrimônios Históricos

Patrimônio Histórico
Revitalização - Questão de Cidadania

Com muita dedicação, o Prefeito Nelson Alves Lara vem se empenhando para efetuar melhorias e reparos em nossa cidade!
Mesmo com poucos recursos e com a ajuda de vários colaboradores (cidadãos), a administração disponibilizou materiais para revitalizar os patrimônios históricos de Guapé.
O patrimônio histórico de uma cidade é o conjunto das manifestações produzidas socialmente ao longo do tempo no espaço urbano, seja no campo das artes, nos modos de viver, nos ofícios, festas, lugares ou na paisagem da própria cidade, com seus atributos naturais, intangíveis e edificados. As edificações, o traçado da cidade, o desenho dos passeios, as praças, o paisagismo, as manifestações culturais, os costumes, os saberes, celebrações e práticas culturais tornam-se referências simbólicas e afetivas dos cidadãos em relação ao espaço vivido, e constituem a imagem, a identidade de sua cidade. Preservar o patrimônio cultural de uma cidade é manter as marcas de sua história ao longo do tempo e, assim, assegurar a possibilidade da construção dinâmica da identidade e da diversidade cultural daquela comunidade.
Podemos caracterizar como patrimônio histórico qualquer edificação que represente parte da história local de uma cidade ou município. Para um historiador ou uma pessoa que tenha algum conhecimento sobre História, a primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes. Sendo assim, esses patrimônios despertam o interesse e instigam a procura por mais informações sobre o lugar, e representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram.
A idéia da administração é continuar revitalizando nossos patrimônios históricos!
Confira em Revitalização de Patrimônios Históricos, as fotos realizadas de vários pontos revitalizados!

Praça Dr. Passos Maia, nº 260
Guapé - MG - 37177-000