De segunda a sexta-feira, o trabalhador poderá fazer a 1ª refeição do dia graças à iniciativa pioneira da Prefeitura de Guapé
O Programa Barriga Cheia, que é sucesso em Guapé está crescendo e cria a partir de agora mais um módulo: o “Padaria Popular”. Quem sairá beneficiado com a inovação é o trabalhador rural do município que receberá um kit deste Café do Trabalhador toda vez que for trabalhar de manhã. As comunidades Santo Antônio das Posses e Aparecida do Sul serão as pioneiras a receber o benefício que a médio prazo será ofertado também na cidade.
As inscrições para o programa social Café do Trabalhador serão realizadas pelos agentes do Departamento de Desenvolvimento e Promoção Social da prefeitura nesta quinta-feira (1º dezembro), das 15h às 20h, no posto de saúde da Comunidade de Santo Antônio das Posses. Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, será a vez dos trabalhadores rurais da Comunidade de Aparecida do Sul realizarem suas inscrições no posto de saúde principal, também no mesmo horário, das 15h às 20h. Para fazer o cadastro é necessário levar um comprovante de endereço e a carteira de trabalho.
Trabalhadores cadastrados neste programa receberão gratuitamente um kit contendo café, leite, pão, bolo e rosca. A combinação dos alimentos servidos proporcionará uma refeição importante para iniciar o dia, conforme avaliou o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT).
“O café da manhã é necessário para o organismo funcionar bem durante o dia e muitos trabalhadores saíam de casa sem fazer esta 1ª refeição. Foi pensando nesses trabalhadores que tivemos essa ideia. Esse é um dos projetos sociais mais importantes do nosso governo”, destaca o prefeito acrescentando que o projeto Padaria Popular oferecerá ainda um curso gratuito de Panificadora aos alunos interessados e matriculados no programa social Pró-Jovem.
Para o prefeito Nelson Lara, que já trabalhou no meio rural e sabe da realidade do homem do campo, que muitas vezes necessita de um café reforçado para pegar no batente, a medida é significativa e tem seu valor. “Pesquisas comprovam que as empresas que iniciaram esta ação tiveram um índice menor nos acidentes de trabalho. Nossa intenção é atender o maior número de trabalhadores, mas para isso precisamos saber da demanda. Só teremos uma estimativa de números após os cadastros que serão realizados pelos agentes municipais”, explicou Nelson, afirmando que o objetivo principal é investir na alimentação dos seus trabalhadores.
A Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG), também é parceira deste novo programa social, como comenta o seu presidente, Pedro Rafael Nunes. “Esse café oferecido irá reforçar a alimentação dos nossos colaboradores, é um café com produtos de primeira. Temos que incentivar e dar conforto para que esses trabalhadores permaneçam aqui e não saiam a procura de outros empregos. O trabalho destes homens é fundamental para o aquecimento da nossa economia. Estamos aqui para atender esse perfil de profissional e se está dentro de nosso território, nós vamos ajudar cada vez mais!”, disse Pedro Rafael.
Além de oferecer a primeira refeição do dia, o Café do Trabalhador empregará a médio e a longo prazo mais profissionais na Padaria Popular, como cozinheiros, auxiliares de cozinha e limpeza, entre outros, contribuindo para a política pública de geração de renda, emprego e capacitação profissional A economia local também será aquecida, já que alguns itens do kit do café do trabalhador serão fornecidos por empresas do município.



