Guapé também aderiu ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”, um programa do Governo Federal que oferece medicamentos gratuitos e outros com descontos de 90% que facilitam a vida do cidadão. O município conta hoje com quatro farmácias deste molde. O programa é uma parceria das esferas Federal, Municipal e farmácias e drogarias privadas.
O guapeense tem a sua disposição quatro farmácias deste programa. São elas: Farmavida, localizada à Rua Joaquim Coelho Filho, n°515, Drogaria Santo Antônio, situada à Avenida Brasil, nº160, Drogaria Santa Maria, localizada à Rua Professor Boa Ventura, nº117 e Drogaria Droga Max Guapé, que fica na Praça Dr. Passos Maia, nº83. Todas elas disponibilizam medicamentos como: anti-hipertensivos, anticoncepcionais, remédios para diabetes, asma, colesterol, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, entre outros utensílios como fraldas geriátricas com grandes descontos.
Para adquirir a medicação disponível nestas farmácias os usuários só precisam apresentar o CPF, um documento com foto e a receita médica no momento da compra. Ao ser questionada sobre o programa Aqui tem Farmácia Popular, a guapeense Maria Aparecida Soares, de 54 anos, ficou surpresa ao saber que o remédio que ela toma diariamente pode sair quase de graça, pois ela sofre de hipertensão arterial e tem gastos com remédios mensalmente.
“Não sabia do funcionamento deste programa. Fico muito feliz em saber desse projeto no município e agora vou providenciar meus documentos para adquirir os remédios que eu preciso e o que é melhor, vou economizar um bom dinheiro!”, entusiasmou-se Maria Aparecida.
Logo que ficou sabendo deste programa do Governo Federal, o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) quis logo trazer a novidade para a cidade. Como a procura pelos medicamentos com desconto era grande, outras unidades foram conveniando e hoje a circulação dos remédios nessas farmácias é bem maior que antes.
“Atualmente o Brasil possui 33 milhões de pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial como a Dona Maria Aparecida, sendo que 80% delas são tratadas pela rede pública de saúde. O programa é de grande valor pois beneficia milhões de brasileiros e além disso, ajuda muitas famílias que comprometem cerca de 12% de suas rendas com medicações”, afirma o prefeito de Guapé.
A intenção do Governo Federal ao criar o programa Aqui tem Farmácia Popular foi a de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa que é sucesso hoje em todo o país beneficia cerca de 1,3 milhões de brasileiros por mês. Destes, cerca de 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.



